Na manhã do dia 20 de Setembro de 2016 aconteceu a aplicação do Jogo da Velha com Potenciação, com os alunos do 2° ano da Escola de Ensino Médio Sinhá Saboia. O jogo é uma adaptação ao Jogo da Velha tradicional, em que consiste na utilização de um tabuleiro no formato de matriz de duas linhas por duas colunas; Dois jogadores escolhem uma marcação cada um, geralmente um círculo (O) e um xis (X); Os jogadores jogam com uma marcação por vez em uma célula que esteja vazia e quando um jogador conquista o objetivo, costuma-se riscar os três símbolos. Lembrando que quando um dos jogadores vence, o mesmo começa a próxima partida - as partidas são de quantidades ilimitadas, ficam a critério dos jogadores quantas devem acontecer até o fim.
Jogo da Velha Tradicional Fonte: Wikipédia |
Antes da aplicação do jogo a ser descrito, realizou-se uma breve explicação sobre o conceito de potenciação e as suas propriedades, devido a precisão do fator de terem o conhecimento sobre a temática no decorrer do jogo.
Neste jogo foram feitas algumas alterações da seguinte forma:- Ao invés de ser individual, foi realizado em grupos. Formaram-se dois grupos com três alunos em cada;
- Cada grupo escolheu o símbolo para representá-lo (X ou O) e se posicionaram em lados opostos;
- A escolha do primeiro grupo a fazer a jogada foi por decisão dos próprios alunos;
- O primeiro grupo que começou teve que pegar uma ficha que estava sobreposta em cima da cartolina, as fichas ficaram viradas para que os participantes não vissem quais potenciações iriam resolver e caso vissem alguma, a ficha era trocada imediatamente;
- Após o grupo resolver a questão proposta na carta escolhida, foi pedido que mostrassem qual a resolução para chegar até o resultado exposto. Quando a resposta estava resolvida corretamente estes marcaram a cartolina com o símbolo que representa seu grupo; Caso contrário passavam a vez para o grupo oponente;
- Foi feita uma jogada de cada vez;
- Assim como o jogo tradicional, a equipe que fechar o ‘’Jogo da Velha’’ primeiro ganha a partida.
Jogo da Velha com Potenciação Fonte: Bruna Rodrigues |
Segundo o Ministério da Educação:
"A prática de jogos, em particular dos jogos de estratégia, de observação e de memorização, contribui de forma articulada para o desenvolvimento de capacidades matemáticas e para o desenvolvimento pessoal e social." (ME-DEB, 2001. p.68)
Confirmando exatamente o que o ME propõe, esse jogo além de ajudar na fixação das propriedades de potenciação, de mostrar como a matemática pode ser divertida ao despertar a curiosidade do aluno ainda melhora as relações sociais dos alunos entre si e entre o professor ao trabalhar jogos como forma de ensino.
Fotos: Antonio José
Proxima
« Anterior
« Anterior
Anterior
Proxima »
Proxima »
ConversãoConversão EmoticonEmoticon