EEFM SINHÁ SABOIA
MUNICÍPIO: Sobral
ENDEREÇO: Rua Mauro, S/N – Bairro Dom Expedito - Sobral-CE
REGIONAL: 6ª CREDE
E-MAIL: sinhasaboia@escola.ce.gov.br
TELEFONE: (88) 3614-3158
TIPIFICAÇÃO DA ESCOLA: C
NÚMERO DE ALUNOS EM 2014: 372
DISTRIBUIÇÃO DAS TURMAS:
Manhã: 1º A, B / 2º A, B / 3º A
Tarde: 1º C / 2º B / 3º B
Noite: EJA: A, B, C, D
Horário de funcionamento da escola:
Manhã: das 7:00 às 11:30;
Tarde: das 13:00 às 17:30;
Noite: das 19:00 às 21:30;
NÚCLEO GESTOR
Diretora: Liduina Monteiro Gomes
Coordenadora Escolar: Jucileide Alcantara Cavalcante
Secretária: Lucia Elizabeth Fernades do Vale.
DIAGNÓSTICO ESCOLAR*1
Caracterização da Clientela
Escolar
A E.E.M. Sinhá Saboia está
situada no bairro periférico do Dom Expedito. O entorno escolar é considerado
como um dos mais desfavorecidos da cidade de Sobral por não contar com
infraestrutura adequada aos seus moradores, notadamente os espaços da Várzea
Grande e Campo Grande, Rua Espanha e Rua Cauby Vasconcelos. A comunidade
escolar defronta-se com a violência urbana, a venda de entorpecente aos jovens
e a prostituição juvenil, causando evidente quadro de abandono e desinteresse escolar
durante o ano letivo. Os docentes da escola, sofrendo os efeitos da violência interna
(sua casa) e externa (a rua) buscam solucionar o quadro de pobreza e, às vezes abandono,
trabalhando precocemente em serviços que exigem pouca escolaridade. A escola
procura avançar a cada aplicação para alcançar o índice de no mínimo 5,2 no IDEB
(Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Caracterização dos recursos:
humanos, administrativos, didáticos e outros.
A E.E.M. Sinhá Saboia pública
estadual inaugurada no dia 8 de setembro de 1965 configura-se numa construção
de alvenaria simples, com dependência das salas de aula com piso de cerâmica de
baixa qualidade, sem forro em algumas salas, portas e janelas precárias,
necessitando de troca. Ocorreu no ano de 2011 uma reforma do ambiente interno
que modificou o layout dos banheiros, da cantina e, no ambiente externo, a
construção da quadra de esportes e a mudança do muro por uma estrutura de grades
na frente da escola. A escola possui atualmente, uma sala para a Diretoria, uma
sala para a Secretaria, um banheiro coletivo para professores, um banheiro
masculino e um feminino para alunos, uma cozinha, uma área livre interna, seis
salas de aula, um Centro de Multimeios, uma sala para depósito, uma despensa,
uma sala para Academia de Ginástica, uma sala adaptada para os professores e um
laboratório de informática. O corpo técnico-administrativo da escola
constitui-se de uma Diretora e uma Coordenadora Escolar, uma Secretária, uma
regente e quatro pessoas de apoio no Multimeios, dois professores do
Laboratório de Informática. O corpo docente é composto de quinze professores,
sendo doze temporários e quatro efetivos. A equipe de apoio é formada de quatro
auxiliares de serviços gerais, três porteiros, três auxiliares de secretaria.
Os professores e demais funcionários realizam um trabalho coletivo dentro da
escola e todos os servidores apresentam 90% de bom aproveitamento.
Articulação da Instituição com a
comunidade
O bairro possui quadra de esporte
comunitário, sendo está uma reivindicação dos grupos comunitários (CRAS Mimi
Marinho, CSF Maria Eglantine, Associação Padre Oswaldo Chaves, Escola de Samba
Unidos do Dom Expedito e Quadrilha Estrela do Luar). As ruas (Padre Oswaldo
Chaves, Loucimar, Itália, Cauby Vasconcelos, Maria de Jesus, Dom Expedito,
Mauro, Hélio Arruda, Olinda, etc.) são pouco arborizadas, com trânsito razoável
de carros (maior no roteiro que leva as Faculdades INTA). O bairro possui em seu
centro social a igreja católica de São Pedro, que fomenta a religiosidade
local, contando também com templos evangélicos e terreiros de umbanda. Nos últimos anos vem sendo beneficiado com a
construção do North Shopping Sobral e de duas faculdades privadas (Faculdades
INTA e Faculdade Luciano Feijão). As casas da comunidade são, a grosso modo
simples, ainda existindo casas de taipa com precárias condições de moradia. A
população conta com alguns pequenos mercadinhos, vendas e quiosque. Com a grande
demanda dos acadêmicos das Faculdades INTA, fomentou-se a abertura de novos
pontos comerciais (restaurantes, lanchonetes, oficinas mecânicas, padaria,
etc.). Mesmo com a conclusão do calçadão na margem direita do rio Acaraú a precária
iluminação pública é precária e em algumas ruas insuficiente. A escola, no
passado recente, enfrentou problemas sérios de convivência com seu entorno,
apresentando situações de vulnerabilidade como o envolvimento juvenil com drogas
e gangues urbanas. Estes e outros fatores associados (remanejamento dos alunos do
Ensino Fundamental para a Escola Municipal Pe. Oswaldo Chaves acarretou diminuição
das matrículas nos anos de 2007, 2008 e 2009. Hoje a escola apresenta uma permanência
de níveis de matrícula que a coloca na tipificação “C”, o que acarreta uma maior
preocupação com a evasão escolar e a permanência dos alunos na escola.
Subprojetos
A E.E.M. Sinhá Saboia possui
diversos Projetos e Subprojetos dentre eles: Projeto Africanidades (Educação das Relações
Étnicas–Racial e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana).
Projeto Multimeios em Ação. Projeto Educação Ambiental (Aula de campo: Banco de
Mudas (Prefeitura de Sobral), Parque Nacional da Ibiapaba e Projeto TAMAR).
Projeto Diretor de Turma (alunos do 1º Ano e 2º Anos e 3º Anos) Projeto SPE (Saúde
e Prevenção nas Escolas). ProEMI. Jovem do Futuro, PRU (Projeto Rumo à Universidade),
EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o PIBID (Programa Institucional de Bolsa
de Iniciação à Docência). Para auxiliar os projetos a escola conta com um Centro
de Multimeios, sala de Laboratório de Ciências, Laboratório de Matemática, Academia
de Ginástica e um banco de livros.
PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)
A escola conta com os seguintes subprojetos do PIBID:
Matemática (PIBID/UVA)
Educação Física (PIBID/UVA)
Letras Inglês (PIBID/UVA)
Ciências Sociais (PIBID/UVA)
História (PIBID/INTA)
*1 fonte: PPP da Escola EM Sinhá Saboia 2014.
Planta baixa da Escola
Censo da Escola segundo o INEP
Planta baixa da Escola
Censo da Escola segundo o INEP
...........
ConversãoConversão EmoticonEmoticon