No
dia 05 de fevereiro de 2015, os bolsistas do subprojeto de Matemática/UVA que
atuam na Escola de Ensino Médio Sinhá Saboia conduziram o III Ciclo de
Reflexões do PIBID/Matemática/UVA realizado no bloco do curso de Matemática, no
Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA), com o tema EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA x
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, o Ciclo teve a presença de vários bolsistas de
graduação, supervisores, coordenador de área e estudantes do curso de
Matemática da UVA que participaram dando suas opiniões e discutido os assuntos
e polêmicas sobre o uso de tecnologias em sala de aula.
O
Ciclo iniciou com uma breve apresentação dos bolsistas da EEM Sinhá Saboia, com
a abertura feita pela supervisora professora Liduina Monteiro, alguns
comentários sobre a Inclusão Digital, tópicos que seriam abordados no decorrer
do Ciclo e considerações das atividades realizadas pelos bolsistas com o uso
das novas tecnologias na escola.
A
primeira parte do Ciclo foi conduzida pelo bolsista de graduação Natan Kennedy,
que abordou as Políticas de Inclusão Tecnológica e levou algumas reportagens e
perguntas que fez os presentes a refletirem sobre as atitudes de alguns
professores frente às novas tecnologias, políticas de premiação e entrega de
ferramentas tecnológicas para alunos, professores e escolas, mas sem uma
política de assistência e acompanhamento pedagógico para auxiliar no uso dessas
ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. A discussão se deu de maneira
participativa, os supervisores (professores de Matemática das escolas
parceiras) contaram suas experiências e opiniões sobre o tema abordado, os
graduandos do curso de Matemática afirmaram as dificuldades quanto a formação em
alguns aspectos.
Em
seguida foram abordados e discutidos algumas ferramentas e softwares comuns que
podem auxiliar professores em sala de aula os pós e contra de algumas
ferramentas. O bolsista Antonio José apresentou algumas ferramentas que fez
alguns questionamentos sobre a utilização destes equipamentos que são pouco utilizados
com fins pedagógicos. O bolsista Edson Sousa fez algumas demonstrações de
softwares bem polêmicos, mas que se usado de maneira educativa podem contribuir
com o processo de aprendizagem.
A
bolsista Cléia Aguiar conversou com os presente e forma discutidos alguns
aspectos quanto a falta de preparo e assistência aos professores no uso de
novas tecnologias.
Finalizando
o Ciclo foi mostrado um vídeo que exemplifica o que foi debatido.
Durante
todo o Ciclo tentou levar os presente a um questionamento profundo sobre o
futuro da Educação em nosso país e como os futuros professores podem ir se
preparando melhor para usar ferramentas cada vez mais presentes para contribuir
no ensino de matemática.
Fotos: Márcio Nascimento
Agradecimentos: A CAPES, PIBID/UVA 2013, coordenação de área do subprojeto, supervisora, Escola Sinhá Saboia e a todos os bolsistas e convidados presentes que prestigiaram e participaram expondo suas opiniões.
ConversãoConversão EmoticonEmoticon