Oficina: Luminária Geométrica

No dia 8 de outubro de 2015, os bolsistas do Subprojeto de Matemática na EEFM Sinhá Saboia realizaram uma atividade de geometria com materiais reciclados. A atividade foi a primeira etapa da confecção de uma luminária em forma de globo com hexágonos e pentágonos, feitos com tiras de caixa de leite. Tendo em vista que o material que é fabricado a caixa de leite, quando descartado na natureza demora vários anos para se decompor e é pouco utilizado pelas usinas de reciclagem, pois, na separação o material não tem um descarte apropriado por ser feito de papelão coberto com plástico e no interior da caixa tem algumas folhas de metal para conservar o líquido.

Esta atividade foi a primeira parte onde os estudantes sobre a orientação dos bolsistas do PIBID deveria cortar as tira e construir triângulos equiláteros e depois juntar as figuras até montar hexágonos e pentágonos.

Na próxima etapa serão juntados todos os hexágonos e pentágonos com fita gomada e clipes e construído uma luminária em forma de globo. Em outra postagem falaremos como foi a segunda etapa.

Ao final da primeira etapa, os bolsistas do PIBID perguntaram se os estudantes conseguiam identificar aqueles mesmos padrões na natureza e alguns deram como exemplo as colmeias das abelhas, outros falaram das calçadas.

Bolsistas: Cléia, Antonio José, Edson, Ícaro e Natan
Supervisora: Liduina Monteiro
Coordenador: Márcio Nascimento.
*Vídeo: (Fotos: Antonio José; Edição: Natan)
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário