O Bozó no Ensino de Probabilidade

Na manhã do dia 8 de setembro de 2016 os bolsistas do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), atuantes na Escola Sinhá Saboia, aplicaram uma atividade com 6 alunos do terceiro ano 'A'. O projeto consistiu em explorar atividades encontradas na Revista do Professor de Matemática (RPM), revista destinada àqueles que ensinam matemática, e utilizá-las em sala de aula. Tendo como objetivo despertar a noção intuitiva de probabilidade em alunos do terceiro ano, e orientá-los para que possam perceber como utilizar o conteúdo repassado em jogos. Depois dos estudantes serem orientados iniciou-se o jogo e após algumas partidas a maioria percebeu que dependendo de suas escolhas suas chances de ganhar aumentavam, e que o estudo de probabilidades possibilita analisar escolhas e traçar o melhor caminho para vencer o jogo. Conclui-se que a Revista do Professor de Matemática é uma boa ferramenta para ser utilizada como suporte pedagógico em sala de aula, contendo atividades bem elaboradas que contribuem no processo de ensino aprendizagem. Considera-se incluir mais atividades contidas na RPM no planejamento das atividades dos bolsistas da Escola Sinhá Saboia.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 comentários:

Clique aqui para comentários
4 de outubro de 2016 às 04:41 ×

Seria legal se tivesse fotos para termos uma ideia melhor de como foi a atividade.

Parabéns Márcio Nascimento.
Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário