Oficina Construindo Maquetes

No dia 21 de setembro de 2016, foi realizada na escola Sinhá Sabóia, a aplicação da Oficina "Construindo Maquetes" onde os alunos puderam deixar um pouco de lado a parte teórica de matemática e puderam colocar a mão na massa, confeccionando um maquete de papelão. A oficina se desenvolveu em 2 momentos (aulas seguidas), com a participação de 6 alunos do 3º ano do ensino médio. No primeiro momento, foi apresentado a equipe da escola e apresentado o projeto e o propósito da oficina, onde os alunos já ficaram ansiosos para a construção da maquete.
Bolsista Antonio José dando as explicações para
a segunda parte da oficina.

Iniciou com a apresentação de um vídeo didático sobre a montagem da maquete, utilizando escala e material como o papelão e palitos, explicando passo a passo sua construção. Em meio ao vídeo, foi debatido pelos bolsistas com os alunos o que eles entendem por escala geométrica. Muitos responderam que tem a ver com futebol, escalação, outros envolveram a matemática, mas não souberam explicar corretamente. Então, foi apresentado o que é realmente escala e algumas imagens de comparação de escala de vários espaços físicos. Em seguida a esse debate, deu-se início à confecção da maquete com material de papelão. Não foi concluído o espaço físico desejado, mas as proporções e conhecimentos a querer ser repassados, foram bem aprendidos e fixados.
Alunos cortando e montando as peças do espaço físico
mini condomínio.
Bolsistas: AJ, Bruna, Cleia, Edson, Ícaro, Liduina (Supervisora).
Fotos: AJ e Edson.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

2 comentários

Clique aqui para comentários
4 de outubro de 2016 às 04:45 ×

A oficina foi concluída sem que as maquetes fossem concluídas?

Responder
avatar
Unknown
admin
7 de outubro de 2016 às 19:55 ×

Infelizmente, sim. :'( Iria fazer em mais encontros, mas vendo que o prazo para o artigo estava próximo, tentei fazer em 2 aulas, uma base, com material de papelão, para ter ideia de como eles iria moldar e se dar no desenvolvimento da mesma e por fim, mais à frente, construir uma de isopor, para apresentar em outros ambientes.

Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário